Intervalo entre exames contrastados

Qual o intervalo entre um exame radiológico contrastado e um exame de cintilografia?

Não há interferência entre os meios de contraste radiológicos e as técnicas de aquisição de imagem da Medicina Nuclear. Por esse motivo, não é necessário intervalo entre exames radiológicos e cintilografia.

O contrário também é verdadeiro: não há necessidade de intervalo entre cintilografia e exames radiológicos.

A única exceção em relação aos exames de Medicina Nuclear refere-se ao PET/CT. Caso um paciente realize uma ressonância magnética com contraste a base de gadolínio ou uma tomografia computadorizada com contraste iodado e logo a seguir realize um PET/CT, o contraste radiológico estará em fase de excreção urinária e será identificado no CT do PET/CT. Adicionalmente, o aumento de densidade dos tecidos contrastados pode afetar a correção de atenuação do radiofármaco. Por essas razões, recomenda-se pelo menos 4 horas de intervalo entre um exame radiológico contrastado e um exame de PET/CT.

 

Qual o intervalo entre duas doses de contraste a base de iodo?

O intervalo entre duas doses de iodo será definido de acordo com a taxa de filtração glomerular (TFG). Utilize nossa Calculadora para estimar a TFG do paciente.

  • Pacientes com taxa de filtração glomerular normal ou moderadamente reduzida (TFG > 30 mL/min/1,73 m² de superfície corporal): 4 horas de intervalo entre as doses de iodo.
  • Pacientes com taxa de filtração glomerular severamente reduzida (TFG < 30 mL/min/1,73 m² de superfície corporal): 48 horas de intervalo entre as doses de iodo.

 

Qual o intervalo entre duas doses de contraste a base de gadolínio?

O intervalo entre duas doses de gadolínio será definido de acordo com a taxa de filtração glomerular (TFG). Utilize nossa Calculadora para estimar a TFG do paciente.

  • Pacientes com taxa de filtração glomerular normal ou moderadamente reduzida (TFG > 30 mL/min/1,73 m² de superfície corporal): 4 horas de intervalo entre as doses de gadolínio.
  • Pacientes com taxa de filtração glomerular severamente reduzida (TFG < 30 mL/min/1,73 m² de superfície corporal): 7 dias de intervalo entre as doses de gadolínio.

 

Qual o intervalo entre uma dose de contraste iodado e uma dose de contraste a base de gadolínio?

O intervalo entre uma dose de contraste a base de iodo e uma dose de contraste a base de gadolínio será definido de acordo com a taxa de filtração glomerular (TFG). Utilize nossa Calculadora para estimar a TFG do paciente.

  • Pacientes com taxa de filtração glomerular normal ou moderadamente reduzida (TFG > 30 mL/min/1,73 m² de superfície corporal): 4 horas de intervalo entre as doses.
  • Pacientes com taxa de filtração glomerular severamente reduzida (TFG < 30 mL/min/1,73 m² de superfície corporal): 7 dias de intervalo entre as doses.

 

Qual o intervalo entre doses de contraste a base de iodo e gadolínio em pacientes em diálise?

Em pacientes que forem utilizar contraste iodado, se houver alguma função renal residual (paciente produz urina), recomenda-se 48 horas de intervalo entre as doses. Em pacientes que não possuam função renal residual (paciente não produz urina) não há necessidade de intervalo entre as doses.

Em pacientes que forem utilizar contraste a base de gadolínio (macrocíclico), recomenda-se 7 dias de intervalo entre as doses, independente da existência de função renal residual.

 

Quanto tempo após uma dose de contraste iodado ou a base de gadolínio o paciente deve realizar nova sessão de diálise?

Contrastes iodados (não-iônicos): não é necessário alterar a rotina de diálise do paciente.

Contrastes a base de gadolínio (macrocíclicos): o exame deverá ser realizado em horário próximo ao horário da diálise, evitando intervalos superiores a 24 horas.